Centenário da Imigração Japonesa (Nihon > Burajiru)
GOTANJOOBI OMEDETOO GOZAIMASU NIHONJIN!
Em 18 de junho de 1908, atracava no Porto de Santos, após 51 dias de viagem, o navio "Kasato Maru", trazendo a bordo os primeiros 781 imigrantes japoneses. Vinham para trabalhar nas lavouras de café que faziam a riqueza do estado de São Paulo e do país. Após o desembarque, os recém-chegados enfrentaram mais uma viagem, desta vez pela estrada de ferro São Paulo Railway, rumo a hospedaria dos imigrantes na cidade de São Paulo. De lá eles foram encaminhados para diversas fazendas do interior do estado, dando início a um fluxo migratório que acabaria por fixar a maior colônia japonesa fora do Japão.
Mas o que fazia os japoneses abandonarem sua pátria para trabalhar num país distante, que lhes era totalmente desconhecido, de cultura e língua completamente diferentes?
Um País Em Dificuldades
O ano de 1868 marca o início de uma transformação radical na economia japonesa: de nação tradicionalmente agrícola, o País do Sol Nascente pretendia transformar-se numa potência industrial e moderna.
Para abandonar o sistema feudal e atingir o capitalismo, o governo japonês optou por não procurar dinheiro no exterior, preferindo recorrer as reservas existentes no interior de seu próprio território. Criou impostos pesados sobre as propriedades rurais e, principalmente, sobre os produtos agrícolas. Com isso, prejudicou pequenos e médios agricultores, dificultando suas condições de vida.
Os resultados imediatos dessa política foram o desemprego, a escassez de comida e a miséria, além da conseqüente tensão social. Em 1904, o país entrou numa guerra contra a Rússia. Saiu vitorioso, mas as perdas foram grandes, prejudicando mais uma vez a agricultura, que tinha visto sua mão-de-obra ser levada ao campo de batalha. Para piorar, em 1905, as chuvas excessivas prejudicaram a colheita de arroz, trazendo fome para aproximadamente 280 mil pessoas.
Todos esses problemas fizeram com que o governo japonês passasse a incentivar a emigração, através de empresas privadas, as Companhias de Emigração. Elas se incumbiam de propagandear as vantagens de trabalho existentes em países do exterior, de recrutar e selecionar os candidatos à emigração, além de se responsabilizar pelo transporte e pelos contratos de trabalho.
Anyway, japoneses...um povo que trouxe para o Brasil fortes influencias culturais, tenho muito a falar sobre eles, pois tive o prazer de ter na minha familia meu tio filho de imigrantes, o qual eu amo muito, e meus primos, um presente muito grande, assim como os outros também, alguns amigos descendentes de imigrantes também, cujos quais também os amo muito e me fazem muito feliz!
De fato, o Brasil é berço de "n" culturas e não podia faltar essa ein?!
Agradeço muito a esses imigrantes que fizeram a ponte Japão Brasil, pois isso tem uma grande importância pra mim e para muitos outros brasileiros...
"Gotanjoubi Omedetou Gozaimasu Nihonjin", muito merecido, à todos!
E assim termino a saudação...
Felicidades à todos, brasileiros, brasileiros descendentes japoneses e japoneses...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ficou legal o seu post Lili ^^ Hoje esta sendo um dia muito especial para os japoneses e seus descendentes e para nós q admiramos essa cultura.
Postar um comentário